sábado, 26 de fevereiro de 2011

planejamento 22 a 28 de fevereiro

Mais uma semana de sucesso para nossas turmas. Esta semana iniciamos com mais um livro que reforça  a importância de educar para conviver em harmonia com o outro  respeitando as diferenças . O livro adotado foi a Joaninha Diferente, que além de trabalhar o que foi já falado, serviu como mais um ponto de link: animais invertebrados, que veremos mais a frente. O livro também foi trabalhando dentro do contexto teatral, onde nossas crianças apresentaram sua visão da história contada em uma dramatização. Ou seja, fomos invadidos por joaninhas, besouros e pássaros coloridos por todos os lados.
O gostoso mesmo foi o momento do reconto desta história, que mostrou o quanto a transformação de algo escrito em algo palpável pelos sentidos das crianças foi importante, pois eles puderam constatar o quanto a imaginação é infinita de possibilidades.
Os professores utilizaram alguns destes recontos para reestruração de texto, que foi um outro show a parte, pois os mesmos tiveram, a permissão e palavra final de modificação, de seus próprios autores, que ficaram felizes de verem seus textos reestruturados e trabalhados em sala por todos os colegas.
A partir de um texto onde a joaninha fala um pouquinho sobre ela, trabalhamos leitura cópia e texto fatiado, além de uma interpretação escrita com perguntas e história em quadrinhos e uso de palavras com NH ,CH e LH para o trabalho em ortografia e  grau do substantivo.
Abaixo tenho a história Joaninha Diferente e fotos dos trabalhos produzidos por nossas crianças e professores.

























































A matemática não ficou de fora esta semana, que teve a apresentação das centenas dentro do Quadro Valor de Lugar, além claro, da utilização dos resultados da psicogênese para construção, junto às crianças, de tabelas diferentes. Com isso eles tiveram um contato mais profundo com este tipo de recurso, que é muito usado e importante. Para facilitar para alguns alunos, foi utilizado o recurso dos números móveis, que veio a auxiliar aquelas crianças com mais dificuldades, além de mostrar-se ser um recurso bem divertido  para os demais. Abaixo tem alguns gráficos feitos por nossos alunos em salas diferentes, além claro, dos números móveis para quem estiver a fim de usar.









Utilizando tantas aventuras com insetos, não poderíamos perder a chance de trabalhar seres vivos e animais vertebrados e invertebrados. Os pequenos mostraram o quanto trabalhar algo de forma interdisciplinar pode ajudar uma aula de sucesso. Abaixo segue a atividade proposta aos nossos alunos.


Para finalizar, não poderíamos deixar de trabalhar artes, e como o tema da semana foram nossos queridos insetos, vai aqui algumas atividades utilizadas na aula  e desenhos para colorir sempre fazendo feedbacks com os pequenos para que o objetivo maior da semana não se perca: Educar para a paz.
Após o trabalho de Arte foi proposto que os alunos dessem um nome pra joaninha que fizeram, informando aonde ela vive(num vaso, num jardim, na floresta ou aonde a imaginação deles criar) e porque eles gostam dela, informando a importância da letra maiúscula em nomes próprios e no início de frases e o uso do ponto final.
Gostaria de agradecer a dedicação, o amor e a competência das educadoras do 3º ano, com as quais tenho o privilégio de trabalhar:  Abadia, Celenita, Edicélia, Flor, Kácia, Lana, Ruvani, Silvana e Zuleide.
                                                                                              Fernando
                                                                                              Coordenador










domingo, 20 de fevereiro de 2011

Continuando --- voltando á borboleta e a Minhoca por outros meios

Você Vai Gostar de Mim

Xuxa

Tem gente que é loirinha pra valer
Tem gente com o cabelo de cachinho
Tem gente que parece que só faz crescer...
Tem gente que é chamada de baxinho .
Eu sou diferente de você
Você é diferente de mim
Eu sou diferente de você
E mesmo assim,
Você vai gostar de mim...
Tem gente que não pode ver você
Tem gente que tem olho puxadinho
Tem gente que usa as mãos pra se mover
E tem quem mova mundo por mim...
Eu sou diferente de você
Você é diferente de mim
Eu sou diferente de você
E mesmo assim,
Você vai gostar de mim...
Tem gente tão fina que nem se vê
Tem sempre um que é o mais gordinho
Tem gente com degraus pra vencer
E só depende de um empurrãozinho...
Tem gente que vai e surpreender
Parece que a alegria não tem fim
Tem gente com encanto pra viver
É gente com o pó de pilim-pim-pim...
Eu sou diferente de você
Você é diferente de mim
Eu sou diferente de você
E mesmo assim,
Você vai gostar de mim...

"Contando" os números - Antecessor e sucessor

 

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
-compreender a sequência numérica do sistema de numeração decimal
-perceber o numeral que vem antes (antecessor) e o numeral que vem depois (sucessor)
-utilizar a soma e a subtração
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- noção de antecessor e sucessor
Estratégias e recursos da aula
1º momento:
Sente com a turma em roda e coloque no centro uma caixa cheia de números recortados em quadrinhos de cartolina (tamanho sugerido em cada quadrinho 3 cm X 4 cm).
Converse com o grupo sobre o que imagina ter na caixa.
Ouça o que eles têm a dizer e quando todos estiverem curiosos, abra a caixa e convide-os para pegar quantos cartões desejarem de diferentes números.
Nesse momento, peça para os alunos observarem se algum dos números escolhidos por eles se repete nos números escolhidos pelos amigos. É importante destacar que os números da caixa não se repetem.
Outra sugestão é o professor perguntar pelos números que geram dúvidas; como o 12 e 21, o 79 e 97.
A turma é dividida em 5 grupos e o professor entrega uma cartela em branco, todas com a mesma divisão, onde esses grupos terão que colar os números escolhidos, seguindo a ordem numérica.
Cada grupo terá que descobrir o menor número que possui para iniciar a sua sequência numérica.
O grupo também terá um representante com a função de coletar os números que faltam para completar a sua sequência. Somente ele poderá circular entre os grupos para conseguir os números que completam as sequências.   
2º momento:
O professor apresenta as cartelas de cada grupo, fazendo as correções necessárias com a participação da turma.
Após a apresentação das cartelas, lança o desafio para a turma:
Como poderíamos formar uma única sequência numérica com todas essas cartelas?
Os alunos deverão perceber que é preciso formar uma cartela gigante, juntando todas as cartelas na ordem do menor para o maior numeral.

O professor coloca essa cartela gigante no mural, para servir de apoio às crianças para as próximas atividades. Com a cartela completa no mural, o professor poderá explorar:
- Quantos números aparecem na cartela?
- Qual seria o número que vem depois do último número na nossa cartela?
- E antes do primeiro?
- Quantas colunas têm na cartela?
- E linhas?
É importante destacar que a cartela gigante da turma vai do número 1 a 99 e a distribuição das colunas acontecem de 10 em 10, para que as dezenas exatas ocupem a mesma coluna.
O professor poderá trabalhar com quantos números desejar, mas é importante manter a coluna das dezenas exatas para a visualização do aluno na procura dos números na cartela.
3º momento:
Inicie o Jogo do Bingo.  
Ofereça uma cartela para cada dupla, onde um aluno que já escreva números convencionalmente esteja com outro que ainda não o faz. Cante os números, mas faça um tipo de adivinha:  
-Fica entre 46 e 48  
-Está depois de 59
-Está antes de 80  
-É maior que 99 e menor que 101

As crianças poderão consultar a cartela gigante no mural.
Algumas crianças farão a sequência oral, contando de um em um para buscar a localização exata na escala, o que também é valido. Mesmo assim, tente intervir. Caso uma criança pense que números com mesmos algarismos são iguais, questione o posicionamento e o valor de cada um.
Cada dupla escolhe o local onde escreverá os números cantados. Quando as cartelas estiverem preenchidas, faça o sorteio dos números, fazendo a leitura de antecessor e sucessor. Exemplo:
- É o sucessor de 29
- É o antecessor de 40
Cada dupla irá marcando com um pedacinho de papel, botão ou tampinha de garrafa. A dupla que completar uma linha ou a cartela toda gritará: Bingo!
Mas só serão ganhadores, se estiverem escritos corretamente os números sorteados.
Sugestão:
O professor também poderá trabalhar com o número que está entre, maior/menor ou igual, utilizando também a leitura através de cubinhos, barrinhas e placas.