domingo, 3 de julho de 2011

Semana de reagrupamento!


Na segunda feira realizamos o Conselho de Classe, onde avaliamos o nosso trabalho e os resultados apresentados pelos alunos neste primeiro semestre.
Esta semana fizemos o reagrupamento dividindo os alunos a partir dos níveis da Psicogênese.
Como a nossa escola está se preparando para a Festa Juliana resolvemos trabalhar com as turmas esse tema.
O primeiro passo foi escolher um texto. E decidimos pela letra da música: Pedro, Antônio e João, de Dalva de Oliveira.
A turma de alunos silábicos e alfabéticos cantou, leu e identificou palavras na música escrita. Também montaram o texto da música fatiada, completaram os versos com palavras faltosas, marcaram o espaço entre as palavras, fizeram contagem do número de palavras por verso, brincaram de bingo com as palavras que viram na música, fixaram alguns padrões silábicos, como: ão e j, e escreveram as palavras vistas como ditado. Ufa!
A turma dos Alfabetizados nível 1 também cantaram e leram a música. Escreveram versos da música observando o espaço entre as palavras e os padrões silábicos complexos que apareceram na música, como: n pós-vocálico, r pós-vocálico, gue e gui. Fizeram a interpretação oral e escrita da música formando frases completas( para fugir da mania de responder tudo com uma palavra só).
Com os Alfabetizados nível 2 o foco foi a nasalização , já que insistem em escrever palavras como: falano, fugino, escreveno, e por aí vai. Após cantar a música e fazer a leitura dela, fizeram a interpretação oral e escrita e identificaram palavras com nasalização. Fizeram atividades de formação de palavras com essa dificuldade silábica e também de frases. Também foi feita uma fixação em cálculos de adição e de subtração com reagrupamento.
E com  os Alfabetizados níveis 3 e 4, que ficaram juntos, o ponto de partida foi o mesmo: cantar, ler, interpretação oral e escrita (com frases completas, atendo-se para o uso da letra maiúscula nos substantivos próprios e no início das frases, e a pontuação adequada).  Pedimos que identificassem as palavras que rimam, que atribuíssem adjetivos às personagens e que identificassem os substantivos próprios e comuns. Propusemos aos alunos que transformassem a letra da música em um texto narrativo, tendo como base as estrofes que poderiam ser transformadas em parágrafos. Foi incrível! Eles extrapolaram o texto. Deram um outro final, justificaram a atitude do Pedro e também a da noiva. Alguns alunos leram suas produções e fizemos a reestruturação coletiva do texto de um aluno que ainda não compreendia a paragrafação.   Conversamos sobre a bebedeira (palavra que aparece na música)- seus efeitos e prejuízos ao usuário , aos que o cercam e a toda a comunidade que pode vir a ser vítima dele. Com isso pedimos que confeccionassem cartazes, em duplas, conscientizado as pessoas dos malefícios do álcool – como uma campanha publicitária; criando uma frase e um desenho. Como são criativos! Eles estão apresentando seus trabalhos a serem julgados por eles mesmos e o melhor ganhará um livrinho. Quem será que vai vencer?
Interpretação da música
1-Quem são as personagens da música?
2- Antônio ia se casar com a filha de quem?
3- Com que a noiva fugiu?
4- Que nome você daria à noiva?
5- Como Antônio ficou quando a sua noiva fugiu?
6- Quem consolou Antônio?
7. Explique quem era:
João:_________________________________________________
Antônio:________________________________________________
Pedro:________________________________________________






























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