domingo, 20 de fevereiro de 2011

"Contando" os números - Antecessor e sucessor

 

video

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
-compreender a sequência numérica do sistema de numeração decimal
-perceber o numeral que vem antes (antecessor) e o numeral que vem depois (sucessor)
-utilizar a soma e a subtração
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- noção de antecessor e sucessor
Estratégias e recursos da aula
1º momento:
Sente com a turma em roda e coloque no centro uma caixa cheia de números recortados em quadrinhos de cartolina (tamanho sugerido em cada quadrinho 3 cm X 4 cm).
Converse com o grupo sobre o que imagina ter na caixa.
Ouça o que eles têm a dizer e quando todos estiverem curiosos, abra a caixa e convide-os para pegar quantos cartões desejarem de diferentes números.
Nesse momento, peça para os alunos observarem se algum dos números escolhidos por eles se repete nos números escolhidos pelos amigos. É importante destacar que os números da caixa não se repetem.
Outra sugestão é o professor perguntar pelos números que geram dúvidas; como o 12 e 21, o 79 e 97.
A turma é dividida em 5 grupos e o professor entrega uma cartela em branco, todas com a mesma divisão, onde esses grupos terão que colar os números escolhidos, seguindo a ordem numérica.
Cada grupo terá que descobrir o menor número que possui para iniciar a sua sequência numérica.
O grupo também terá um representante com a função de coletar os números que faltam para completar a sua sequência. Somente ele poderá circular entre os grupos para conseguir os números que completam as sequências.   
2º momento:
O professor apresenta as cartelas de cada grupo, fazendo as correções necessárias com a participação da turma.
Após a apresentação das cartelas, lança o desafio para a turma:
Como poderíamos formar uma única sequência numérica com todas essas cartelas?
Os alunos deverão perceber que é preciso formar uma cartela gigante, juntando todas as cartelas na ordem do menor para o maior numeral.

O professor coloca essa cartela gigante no mural, para servir de apoio às crianças para as próximas atividades. Com a cartela completa no mural, o professor poderá explorar:
- Quantos números aparecem na cartela?
- Qual seria o número que vem depois do último número na nossa cartela?
- E antes do primeiro?
- Quantas colunas têm na cartela?
- E linhas?
É importante destacar que a cartela gigante da turma vai do número 1 a 99 e a distribuição das colunas acontecem de 10 em 10, para que as dezenas exatas ocupem a mesma coluna.
O professor poderá trabalhar com quantos números desejar, mas é importante manter a coluna das dezenas exatas para a visualização do aluno na procura dos números na cartela.
3º momento:
Inicie o Jogo do Bingo.  
Ofereça uma cartela para cada dupla, onde um aluno que já escreva números convencionalmente esteja com outro que ainda não o faz. Cante os números, mas faça um tipo de adivinha:  
-Fica entre 46 e 48  
-Está depois de 59
-Está antes de 80  
-É maior que 99 e menor que 101

As crianças poderão consultar a cartela gigante no mural.
Algumas crianças farão a sequência oral, contando de um em um para buscar a localização exata na escala, o que também é valido. Mesmo assim, tente intervir. Caso uma criança pense que números com mesmos algarismos são iguais, questione o posicionamento e o valor de cada um.
Cada dupla escolhe o local onde escreverá os números cantados. Quando as cartelas estiverem preenchidas, faça o sorteio dos números, fazendo a leitura de antecessor e sucessor. Exemplo:
- É o sucessor de 29
- É o antecessor de 40
Cada dupla irá marcando com um pedacinho de papel, botão ou tampinha de garrafa. A dupla que completar uma linha ou a cartela toda gritará: Bingo!
Mas só serão ganhadores, se estiverem escritos corretamente os números sorteados.
Sugestão:
O professor também poderá trabalhar com o número que está entre, maior/menor ou igual, utilizando também a leitura através de cubinhos, barrinhas e placas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário