sábado, 26 de fevereiro de 2011

planejamento 22 a 28 de fevereiro

Mais uma semana de sucesso para nossas turmas. Esta semana iniciamos com mais um livro que reforça  a importância de educar para conviver em harmonia com o outro  respeitando as diferenças . O livro adotado foi a Joaninha Diferente, que além de trabalhar o que foi já falado, serviu como mais um ponto de link: animais invertebrados, que veremos mais a frente. O livro também foi trabalhando dentro do contexto teatral, onde nossas crianças apresentaram sua visão da história contada em uma dramatização. Ou seja, fomos invadidos por joaninhas, besouros e pássaros coloridos por todos os lados.
O gostoso mesmo foi o momento do reconto desta história, que mostrou o quanto a transformação de algo escrito em algo palpável pelos sentidos das crianças foi importante, pois eles puderam constatar o quanto a imaginação é infinita de possibilidades.
Os professores utilizaram alguns destes recontos para reestruração de texto, que foi um outro show a parte, pois os mesmos tiveram, a permissão e palavra final de modificação, de seus próprios autores, que ficaram felizes de verem seus textos reestruturados e trabalhados em sala por todos os colegas.
A partir de um texto onde a joaninha fala um pouquinho sobre ela, trabalhamos leitura cópia e texto fatiado, além de uma interpretação escrita com perguntas e história em quadrinhos e uso de palavras com NH ,CH e LH para o trabalho em ortografia e  grau do substantivo.
Abaixo tenho a história Joaninha Diferente e fotos dos trabalhos produzidos por nossas crianças e professores.

























































A matemática não ficou de fora esta semana, que teve a apresentação das centenas dentro do Quadro Valor de Lugar, além claro, da utilização dos resultados da psicogênese para construção, junto às crianças, de tabelas diferentes. Com isso eles tiveram um contato mais profundo com este tipo de recurso, que é muito usado e importante. Para facilitar para alguns alunos, foi utilizado o recurso dos números móveis, que veio a auxiliar aquelas crianças com mais dificuldades, além de mostrar-se ser um recurso bem divertido  para os demais. Abaixo tem alguns gráficos feitos por nossos alunos em salas diferentes, além claro, dos números móveis para quem estiver a fim de usar.









Utilizando tantas aventuras com insetos, não poderíamos perder a chance de trabalhar seres vivos e animais vertebrados e invertebrados. Os pequenos mostraram o quanto trabalhar algo de forma interdisciplinar pode ajudar uma aula de sucesso. Abaixo segue a atividade proposta aos nossos alunos.


Para finalizar, não poderíamos deixar de trabalhar artes, e como o tema da semana foram nossos queridos insetos, vai aqui algumas atividades utilizadas na aula  e desenhos para colorir sempre fazendo feedbacks com os pequenos para que o objetivo maior da semana não se perca: Educar para a paz.
Após o trabalho de Arte foi proposto que os alunos dessem um nome pra joaninha que fizeram, informando aonde ela vive(num vaso, num jardim, na floresta ou aonde a imaginação deles criar) e porque eles gostam dela, informando a importância da letra maiúscula em nomes próprios e no início de frases e o uso do ponto final.
Gostaria de agradecer a dedicação, o amor e a competência das educadoras do 3º ano, com as quais tenho o privilégio de trabalhar:  Abadia, Celenita, Edicélia, Flor, Kácia, Lana, Ruvani, Silvana e Zuleide.
                                                                                              Fernando
                                                                                              Coordenador










Um comentário:

  1. Fernando, parabéns pela iniciativa, seu blog ficou show. Postei seu link no blog da DRE e sempre que possível, postarei as atividades que vocês estiverem desenvolvendo no espaço ALUNO do nosso BLOG. Um grande abraço! www.blogdresm.blogspot.com

    ResponderExcluir