domingo, 17 de abril de 2011

12 a 18 de abril




Estamos próximos do encerramento de nosso primeiro bimestre. Com isso esta semana foi utilizada para realização dos testes da psicogênese e colocar os pingos que faltavam  nos seus devidos “Is”. Foi proposta a estruturação de nossas avaliações escritas para uma harmoniosa consonância com as demais formas de avaliação tendo em meta sempre a visão global da criança. Abaixo apresento o que foi trabalhado neste primeiro bimestre em cada disciplina  de forma muito objetiva, até porque é possível ver cada desenvolvimento voltando e lendo o que está aqui em nosso blog. A ideia é dar um norte de como iremos desenvolver nossas avaliações. Foi colocada a total liberdade para a realização das lembranças de Páscoa pelas colegas professoras, pois respeitar pontos de vistas diferentes, dentro de cada crença religiosa, é uma lição de educação, além de vir em encontro ao que propõe o currículo. Vou dar aqui algumas dicas de possíveis lembranças para você leitor que ainda está na dúvida.
Vamos ao resumo :
                Português :
Ø Alfabeto
Ø Produção de textos oral e escrita
Ø Poesias
Ø Pontuação
Ø Adjetivos
Ø Grau do substantivo (diminutivo)
Ø Numero do substantivo
Ø Leitura de diferentes textos
Ø Interpretação oral e escrita
Ø Ortografia

Matemática :


Ø Números de 0 a 100
Ø Números pares e impares

Ø adição e subtração simples com centenas
Ø Ordem crescente e decrescente
Ø Números ordinais
Ø Dezena
Ø Centena
Ø Medidas, tempo, capacidade, comprimento e massa.
Ø Problemas
Ø 02 operações
Ø Sistema monetário
Ø gráficos
Ø tabelas


Ciências :


Ø Astros
Ø Lixo
Ø Reciclagem
Ø Os animais (vertebrados e invertebrados)
Ø Higiene e saúde
Ø Nosso ambiente
Ø Preservação do meio ambiente


Historia / geografia

Ø Família
Ø Casa
Ø Rua
Ø Bairro
Ø Escola
Ø Tempo
Ø Datas comemorativas
Ø Comercio
Ø Hinos



Proposta de trabalho com o livro SABER PERDER  DE YOLANDA REYES .
·         Entender o conceito de vitória e derrota . Compreender que às vezes perder faz parte do jogo e que saber entender onde errou fará com que se chegue mais perto de uma possível vitória.
·         Descrever junto aos alunos as características morais de Frederico Neto, o personagem principal. Por que ele ficou tão triste em perder?
·         Trabalhe a ideia de que mesmo se dedicando muito, as vezes não conseguimos a vitória, no entanto ,mostrar que a personagem chegou em segundo lugar ,o que também é uma boa colocação .
·         Quem é Natalia, por que você acha que ela é importante para uma possível vitória de Frederico.
·         Converse com eles a questão de que num momento de raiva por não entender a derrota você pode magoar pessoas queridas para sempre. Neste caso converse com eles a ideia de sentar, pensar e se por no lugar da pessoa que ouvirá suas palavras rancorosas.
·         Discuta a ideia de que é natural se chatear, mas que esta chateação  não pode se sobrepor ao caráter e esportividade.
·         O livro é rico no uso da virgula , que tal retirar alguns trechos do livro e trabalha-los no quadro no intuito de criar situações parecidas . Uma ótima oportunidade de trabalhar o uso abusivo do AÍ que substitui a virgula em vários momentos de seus textos .
·         Em ciências podemos voltar na questão de hábitos alimentares. A personagem fala que tem uma alimentação a base de frutas e vegetais . Observe isso com eles . Será que fazemos uma alimentação segura? Resgate os rótulos trabalhados em sala de aula na questão de termos importantes como vitaminas, sais minerais, proteínas , gorduras, etc.
·         Na pagina 6 , fala-se das matérias Estudos sociais, moral e cívica . Vamos falar a respeito destas palavras e o que significava. Neste contexto, você irá trabalhar um pouco da sua historia e compartilhar com seus alunos.
·         Ótima oportunidade também de trabalhar a questão de educação física com responsabilidade.
·         A personagem usa o termo: “ O colégio é um mal necessário. “ O que os alunos acham disso ? Por que Frederico usa este termo? Será que algum aluno pensa o mesmo?
·         Comente termos como : “ Ele vai longe.” “ Tem altas possibilidades.” “Um sujeito seguro de si mesmo.”  Será que já ouviram algo parecido? Que tal conversar com eles sobre palavras de estimulo, e de como é importante dar isso ao outro. Neste caso que tal falar do contrario disso.
·         No inicio do livro, fala do percurso que o personagem faz: 50 voltas . Vamos fazer um trabalho utilizando em matemática a questão de tempo e espaço , registrar isso em tabelas e montar probleminhas para as crianças? Podemos fazer isso no pátio utilizando garrafas e cordas. O legal é que vai parecer uma brincadeira, mas acabará sendo uma ótima forma de lembrarmos espaço (medidas ) e introduzir o conceito de tempo com marcadores digitais e analógicos de tempo.
·         No livro é trabalhado termos, como:  dia , mês , quinzena , ano , hora ,minuto e segundo .
·         Em ditado podemos utilizar algumas palavras fora do contexto de uso deles para enriquecimento de vocabulário : treinando, vezes, cereal, integral, natação, interminável ,  desafios, equipe, milagre, aplausos, fileira, arquibancadas. E outras que for da conveniência de cada professor quanto ao trabalho com dificuldades ortográficas. O bacana e depois estar utilizando estas mesmas palavras em produções de textos, frases e outras atividades.
Para uma ajuda boa no trabalho com sinais de pontuação :































Nenhum comentário:

Postar um comentário