domingo, 22 de maio de 2011

Semana de educação para a vida !!!


O Sal da Terra
Composição : Beto Guedes/Ronaldo Bastos
Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo nesse chão, da nossa casa
Bem que tá na hora de arrumar...
Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir
Vamos precisar de todo mundo
Prá banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver...
A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da...
Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã
Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã...
Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Prá melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois...
Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra

 
Aqui colocarei toda a proposta da semana na utilização para a semana da educação para a vida. A ideia era a  partir da música Sal da Terra de Beto Guedes  e de historias ligadas á esta ideia trazer na criança a ideia de conservação de nosso planeta , não só pela visão física , mas também da idea de zelo com o próximo . Com isso falamos do bullyng  e das consequências disso nas escolas e no futuro de cada uma delas . Espero que gostem .


Para a semana tivemos a  ajuda do Terrinha , um mascote que ajudou muito , pois ele representava de forma palpável a tristeza de nosso planeta por tudo de ruim que estava acontecendo com ele .




Proposta de coordenação
17 a 20 de maio


            Esta semana, que já iniciou diferente devido a luta dos auxiliares em educação, também deve ser vista como um lembrete a nossa verdadeira missão :
Tentar salvar o mundo!
            Lendo assim, até parece uma brincadeira, já que tantos tentam nos dizer que não temos esta habilidade, muito menos competência. Entretanto a maior árvore do planeta foi antes uma pequena sementinha, plantada ou pela natureza que carregou esta semente em seus braços, ou por uma pessoa simples, mortal, com erros e sonhos igual a nós.
            Quando nos propomos a ensinar estas crianças, esta se torna nossa missão, encontrar (às vezes de forma difícil) um pedaço de terra fértil em seus corações e plantar esta sementinha, chamada educação. E torcer com toda vontade que ela venha se tornar uma bela árvore, que possa dar um pouco de sombra para este Sol causticante chamado ignorância. 
            Por tal razão, e por acreditar muito nisso, apresento a proposta desta semana em cima da premissa da Semana da Educação para a Vida, onde, com a ajuda de vocês, tentaremos espalhar um pouco de entendimento, reconhecimento do problema e juízo nas nossas crianças.
            A proposta nasce toda a partir da música Sal da Terra de Beto Guedes. Uma canção realmente propícia para a situação que aflige nosso planeta. Vamos então entender o que faremos em sala em cima da própria música, lembrando que em anexo a este vai também o folder com a organização do projeto em si.
            Cabe lembrar que o trabalho realizado em sala será de fundamental importância para o sucesso desta semana, pois o entendimento da proposta vem do entendimento dos ramos filosóficos da música.



O Sal da Terra
Já a partir do título, iniciaremos o trabalho. Indague com os alunos o que significa para eles o termo Sal da Terra. Em três livros da Bíblia encontramos referência a esta fala de Jesus: vós sois o Sal da Terra a luz do mundo: no Evangelho de Marcos 9, 50; em Mateus 5, 13-14 e no Evangelho de Lucas 14,34 e seguintes. No Evangelho de Mateus ele faz parte do famoso Sermão da Montanha ou As Bem Aventuranças, uma das mais belas passagens da Sagrada Escritura. Vejamos o texto: “Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. Então abriu a boca e lhes ensinava dizendo: ‘ Bem Aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o reino dos céus! Bem Aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem Aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem aventurados os que fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia! Bem aventurados os pacíficos porque serão chamados filhos de Deus! Bem aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus! Bem aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhes será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha, nem acender uma luz sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim brilhe vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus!”. Com isso chegamos ao entendimento do que é o Sal da Terra realmente neste contexto da música, que claramente não é o sal de cozinha. Mas tire dele o porquê do uso desta referência. Diga que eles são o Sal da Terra e qual sua função em nosso planeta.

Aqui temos uma rápida biografia do  cantor para ilustrar seu trabalho. Alberto de Castro Guedes, mais conhecido como Beto Guedes (Montes Claros, 13 de agosto de 1951), é um violonista, cantor e compositor brasileiro. Desde a adolescência tocava em bandas e aos 18 anos participou do V Festival Internacional da Canção, com sua composição Feira Moderna, em parceria com Fernando Brant. Tendo a música mineira como uma de suas principais influências (ao lado do rock dos anos 1960 e dos choros que o pai seresteiro compunha), participou ativamente do Clube da Esquina, que projetou nacionalmente os compositores mineiros (de nascimento ou de coração) contemporâneos como Milton Nascimento, Lô Borges, Fernando Brant e o próprio Beto Guedes.
Foi acompanhado pelo também mineiro grupo 14 Bis e em 1977 lançou o primeiro LP, A Página do Relâmpago Elétrico que superou expectativa comercial. No ano seguinte, o disco Amor de Índio traz na faixa-título o maior sucesso de sua carreira. Em 1986, saiu LP Alma de Borracha pela ODEON, dando-lhe seu 1º Disco de Ouro, ultrapassando a marca de 200 mil cópias vendidas.
Atualmente segue a carreira solo, e seus LPs foram relançados no formato de CD pela EMI em 1997.

Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo nesse chão, da nossa casa
Bem que tá na hora de arrumar...
O verbo anda neste trecho. Qual o real significado? Que casa é esta que devemos arrumar?

Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir
Um bom momento para trabalhar o conceito de tempo.Neste caso do trecho é o sentido denotativo mesmo. Indague com eles o conceito de guerra e paz destro desta parte.

Vamos precisar de todo mundo
Prá banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor

Quem é este todo mundo? Bom momento para trabalhar o conceito de união e respeito pelas diferenças e escolhas, desde que sejam para o correto. O que significa opressão? Eles vivem algum tipo de opressão? Qual? Discuta esta ideia com eles. Que vida nova é esta que o cantor relata? O que realmente é amor? Eles conhecem o significado desta palavra tão forte e linda? Que tal ouvir deles o que eles entedem de amor?


A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver...
A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da...
Terra!
O que vem a significar a ideia de “ A felicidade mora ao lado?” Trabalhe com eles esta ideia. Vai ser legal voltar ao que já viram nos conceitos de perto, proximo, distante e agora com um conceito figurado. Deixa eles brincarem com esta edeia e traga novos exemplos deste sentido.
“ E quem não é tolo pode ver.” Olha a frase negativa, ótima oportunidade para trabalhar este conceito do NÂO dentro de uma frase. O que significa o termo tolo?  O que é paz? Qual o significado desta palavra para eles?


És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã
Vamos voltar com o conceito de planeta? Por que Terra escreve com letra maiúscula? O termo maltratando... Trabalhe com ele este conceito. Mostre para eles que o ato de ferir a Terra é uma forma de estar nos ferindo também. Fale da ligação forte entre seres e planeta com eles. Por que o cantor usou a palavra NAVE e IRMÃ ?

Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã...
O que significa a palavra Harmonia?  Por que o cantor usou o termo que o planeta é nossa maçã? Deixe-os fermetarem esta ideia, mas seria legal trabalhar antes o sentido denotativo de alimento e qual a importância dele para o ser humano e então fazer as ligações com o contexto colocado pelo músico.

Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Prá melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Novamente vamos trazer a ideia de união. Por que ele fez a consideração de erro matematico quando diz que um mais um e sempre mais que dois? Trabalhe o logico e o figurado com as crianças. Repartir o pão. O que vem a significar isso? È só o pão que devemos repartir? O que significa pão neste trecho? Lembre-se que a palavra companheiro vem da expressão “repartir o pão”.

Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois...
Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da Terra.

O próprio trecho fala por si. O que é deixar crescer o amor? É só pela Terra? Que tal voltarmos e falar-mos um pouco de bullyng, por exemplo? Coloque para eles que cuidando de cada coisa no planeta estaremos cuidando do planeta em si. Trabalhe bem a expressão “Deixa nascer, o amor; Deixa fluir, o amor; Deixa crescer, o amor.”
                                                          

Fernando Alves
16/05/2011


E a Escola,
Simão?

Prof: Ruvani.
Simão era um leão
Que não queria ir mais
Para a escola, não.
Mas será que para isso
Havia uma explicação?
Será que sim, ou será que não?

Perguntando à Simão
A razão para esse evento
Rugindo, rugindo,
Ele foi logo dizendo:



- Na minha sala tem um colega
Que vive a me chatear.
Põe a pata pra eu tropeçar,
Puxa a cadeira pra eu me arrebentar
E todos ficam a me caçoar!...


- Já quis reclamar,
Mas ele fica a me ameaçar.
Diz que assim,
A minha cauda ele irá entortar.
Não quero entortar!
Não quero chorar!
Só queria estudar!...
“Ah, Simão!
Não fica assim, não!
Para o seu problema
Eu tenho a solução!”
 



“A professora tem que ser informada
De toda essa ação malcriada.
Depois um registro
Ela irá fazer
E uma boa conversa com ele vai ter.


Quem sabe aí
Ele perceba então,
Que com respeito
E educação
 



Irá aprender,
Tendo ao lado um amigo,
Que é você,
Meu Simão querido!”
 



-Sendo assim,
Eu vou voltar
E com a professora
Irei falar.
 



Eu quero aprender
E vocês vão ver
Que um grande leão
Eu ainda vou ser.
  





 
 Alguns filmes foram bem uteis, ajudaram muito na formação de conceitos junto aos alunos.



Bom deixa de papo né?! Vamos ver as imagens da semana deste trabalho que foi muito importante.




































































































































































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