domingo, 19 de junho de 2011

Proposta de coordenação 14 a 20 de junho


Proposta para Português -  gênero textual: conto popular. Livro de Língua Portuguesa nas páginas 38 a 40(parte 1) e 50(parte 2).
·         Leitura silenciosa, individual e coletiva;
·         Biografia do autor;
·         Reconhecer, no texto, a fala das personagens e os trechos em que o narrador conta a história;
·         Na atividade 5, da página 43, os alunos compreenderão bem o que é um conto e suas características;
·         O uso do travessão;
·         O uso das reticências;
·         Características das personagens – atividade na página 41(quadro verde). Nela os alunos associarão as características apresentadas no texto às três personagens citadas;
·         Vocabulário (reflexo, graciosamente, aterrissou, relva, desapontado, inútil, genial, pairou, replicou, indignado, admitiu);
·         Com palavras do texto: classificação quanto ao número de sílabas, encontro vocálico, encontro consonantal, artigo, pronomes, ditado de palavras e frases, tipos de frases, consoante muda, palavras com nasalização (m, n e til – páginas 46 e 47).


Proposta para Matemática: A partir da leitura da história sugere-se:
·         Max Velthuijs (1923 – 2005). Quantos anos o autor tinha quando morreu? / Quantos anos ele teria se estivesse vivo ainda? / Identifique os numerais que aparecem na biografia do autor e escreva-os por extenso.
·         Gráficos e tabelas;
·         Composição e decomposição também utilizando o quadro valor de lugar;
·         Histórias matemáticas: adição, subtração e multiplicação.
·         Vamos fazer uma extrapolação da historia? Que tal o coelho ensinando cálculos matemáticos ao sapo através de coisas e situações da floresta onde vivem?  E por que não criar novos personagens para ajudar matematicamente  o sapo? Como por exemplo o senhor Coruja , o maior mestre em matemática e ciências da floresta .


Proposta para demais disciplinas:
Ciências: Prevenção de acidentes (141 a 146) O Sapo inventou de fazer um bolo também. Que perigo! Deixou o bolo queimar e poderia ter se acidentado. O que podemos e o que não podemos fazer sozinhos?
História: Meu dia a dia- O que posso fazer sozinho e o que não posso fazer sozinho todos os dias?
Eu posso fazer sozinho
Eu não posso fazer sozinho



Geografia: E falando em cuidados, lugar de criança é na escola. Ficar sozinho; mexer com fogo e trabalhar na rua, não é coisa de criança. – O trabalho infantil (páginas 82 a 85).
Educação artística: Que tal trabalhar a dobradura do sapo, ela é bem simples e você pode trabalhar a motricidade fina das crianças. ( a dobradura vai em anexo)
                É importante lembrar que você, professor, pode ainda trabalhar fatores filosóficos com as crianças, como por exemplo, paciência ( tudo que é feito rápido demais e sem atenção tende a não dar certo) respeito ( tenho que respeitar o próximo, e posso e devo admirar bons exemplos, mas não adianta fazer isso sem antes me amar e me respeitar primeiro) educação ( ninguém nasce sabendo, mas todos temos o contato com a educação e devemos aproveitar o máximo disso) Criatividade ( olha as asas que o sapo fez... será que se ele não  tivesse desistido da ideia poderia ter voado?)


Para fechar , a lembrança de nossa prova institucional nesta sexta feira dia 17 de junho .





Além disso, tivemos também a nossa primeira avaliação institucional, a qual disponibilizo aqui para vocês.








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