Oi pessoal! Esta semana está realmente puxada por conta do encontro de leitores que vai acontecer na próxima semana. Por esta razão proponho o fechamento do que foi proposto na semana passada e o trabalho com a letra X , que como veremos mais abaixo é uma letra que trás varias dificuldades ortográficas aos nossos alunos.
Como proposta para o enriquecimento neste objetivo proponho o uso de historias novas repletas de palavras que trabalham o X , além de uma historia que deriva da Um passeio diferente já entregue a vocês .
Para não deixar a matemática de lado , que tal uma atividade que pode ser utilizada tanto em sala quando em casa . São varias tabelinhas de adição, subtração e multiplicação que vocês podem estar utilizando com os alunos.
O uso da Letra X
Ao escrevermos certas palavras que possuem sons parecidos, como, por exemplo, “caixa” e “encher”, sempre ficamos em dúvida quanto à grafia correta. Como escrevê-las? Usando “x” ou “ch”?
Como você já sabe, essas e outras dúvidas que geralmente surgem, vão sendo solucionadas de acordo com nossa experiência diante da leitura e da escrita.
Para facilitar a nossa compreensão sobre o emprego da letra “x”, observaremos a seguir algumas regras:
* Após um ditongo:
Ex: ameixa – feixe – caixa – baixo
* Após palavras iniciadas com o prefixo “–en”:
enxada – enxame – enxaqueca – enxugar
* Após palavras iniciadas pela sílaba “me”:
mexerica – mexicano – mexer
* Nas palavras de origem indígena ou africana e nas palavras de origem inglesa que já se juntaram à Língua Portuguesa:
xerife – xampu – xavante – xará.
Como você já sabe, essas e outras dúvidas que geralmente surgem, vão sendo solucionadas de acordo com nossa experiência diante da leitura e da escrita.
Para facilitar a nossa compreensão sobre o emprego da letra “x”, observaremos a seguir algumas regras:
* Após um ditongo:
Ex: ameixa – feixe – caixa – baixo
* Após palavras iniciadas com o prefixo “–en”:
enxada – enxame – enxaqueca – enxugar
* Após palavras iniciadas pela sílaba “me”:
mexerica – mexicano – mexer
* Nas palavras de origem indígena ou africana e nas palavras de origem inglesa que já se juntaram à Língua Portuguesa:
xerife – xampu – xavante – xará.
A partir da atividade rodada 1 ( textos : O Passeio de Alex, AS AVENTURAS NO SÍTIO
e Candoca xereta ) proponho:
v Leitura
v Vocabulário
v Pronomes ( pessoais e oblíquos )
v Numero do substantivo ( plural e singular )
v Adjetivos
v Uso da virgula
v Interpretação
v Classificação quanto ao numero de sílabas ( monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba )
v Propor uma produção de texto explorando o contexto do texto Candoca xereta , ou seja , explorar uma desventura das crianças ( pode ser individual ou coletivo )
v Reestruturação de texto.
v Associar as duas historias às atividades realizadas no projeto Educar para a vida .
v Ciências :
* Animais nocivos e úteis .
* Primeiros socorros
* Ar puro e ar poluído ( Dia 5 de junho- Dia do Meio Ambiente )
* Criar historias matemáticas a partir dos textos envolvendo as três operações trabalhadas.
* Criar historias matemáticas a partir dos textos envolvendo as três operações trabalhadas.
É ISSO ! Sucesso para todas nas apresentações.
Tivemos também um momento muito legal com a turma I que fez uma bela apresentação .Como verão nas fotos em anexo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário