domingo, 5 de junho de 2011

Proposta de planejamento 31 maio a 6 de junho


Oi pessoal! Esta semana está realmente puxada por conta do encontro de leitores que vai acontecer na próxima semana. Por esta razão proponho o fechamento do que foi proposto na semana passada e o trabalho com a letra X , que como veremos mais abaixo é uma letra que trás varias dificuldades ortográficas aos nossos alunos.
                Como proposta para o enriquecimento  neste objetivo proponho o uso de historias novas repletas de palavras que trabalham o X , além de uma historia que deriva da Um passeio diferente já entregue a vocês .
                Para não deixar a matemática de lado , que tal uma atividade que pode ser utilizada tanto em sala quando em casa . São varias tabelinhas de adição, subtração e multiplicação que vocês podem estar utilizando com os alunos.

O uso da Letra X

Ao escrevermos certas palavras que possuem sons parecidos, como, por exemplo, “caixa” e “encher”, sempre ficamos em dúvida quanto à grafia correta. Como escrevê-las? Usando “x” ou “ch”?

                Como você já sabe, essas e outras dúvidas que geralmente surgem, vão sendo solucionadas de acordo com nossa experiência diante da leitura e da escrita.

                Para facilitar a nossa compreensão sobre o emprego da letra “x”, observaremos a seguir algumas regras:

* Após um ditongo:

Ex: ameixa – feixe – caixa – baixo

* Após palavras iniciadas com o prefixo “–en”:

enxada – enxame – enxaqueca – enxugar

* Após palavras iniciadas pela sílaba “me”:

mexerica – mexicano – mexer

* Nas palavras de origem indígena ou africana e nas palavras de origem inglesa que já se juntaram à Língua Portuguesa:

xerife – xampu – xavante – xará.


A partir da atividade rodada 1 ( textos : O Passeio de Alex, AS AVENTURAS NO SÍTIO
 e  Candoca xereta ) proponho:
v  Leitura
v  Vocabulário
v  Pronomes ( pessoais e oblíquos )
v  Numero do substantivo ( plural e singular )
v  Adjetivos
v  Uso da virgula
v  Interpretação
v  Classificação quanto ao numero de sílabas ( monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba )
v  Propor uma produção de texto explorando o contexto do texto Candoca xereta , ou seja , explorar uma desventura das crianças ( pode ser individual ou coletivo )
v  Reestruturação de texto.
v  Associar as duas historias às atividades realizadas no projeto Educar para a vida .
v  Ciências :
* Animais nocivos e úteis .
* Primeiros socorros
* Ar puro e ar poluído ( Dia 5 de junho- Dia do Meio Ambiente ) 
* Criar historias matemáticas a partir  dos textos envolvendo as três operações trabalhadas.

É ISSO ! Sucesso para todas nas apresentações.






Tivemos também um momento muito legal com a turma I que fez uma bela apresentação .Como  verão nas fotos em anexo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário