domingo, 13 de março de 2011

1 a 11 de março




Mas uma semana concluída.Tivemos aí o Carnaval, uma das mais populares manifestações de cultura de nosso país, além, claro, do importante dia internacional da mulher. Ambos assuntos trabalhados nesta semana.
Começamos inaugurando o livro didático de Português. Na página oito há uma foto de uma sala de aula, onde vemos as diferenças e como é possível e belo a convivência entre todos nós. Esta foto foi tema de diálogo entre as professoras e os alunos e resgatou todo o trabalho feito nas primeiras semanas. Foi um show de belas opiniões e colocações feitas pelos pequenos. Além disso entramos em poesia, este maravilhoso e rico gênero textual. A partir da leitura da poesia MINHA TURMA, na página 9 do livro,  as professoras introduziram/ fixaram os conceitos de rima e estrutura poética. Depois disso foi pedido a cada criança que criasse sua própria estrofe utilizando seu nome e as palavras que com ele rimasse. Nas imagens temos algumas destas estrofes. Após a apresentação de suas estrofes, pela leitura, foi construída em sala de aula uma poesia coletiva. E não parou por aí não: Para enfatizar o conceito de rima foi feito um trabalho utilizando fichas com nomes  e palavras que rimam com estes nomes, num jogo ao ar livre entre turmas que foi um sucesso. Não é puxando sardinha, mas apareceram poesias lindas nas turmas. Para enfatizar as estrofes, após a sua correção, os professores pediram aos seus poetas mirins que ilustrassem suas obras de forma a mostrar, dentro de um gênero, muitas vezes abstrato, a qualidade de sensibilidade dos  pequenos a estarem ilustrando de forma tão ímpar.
Mas a semana também teve matemática com o uso do texto “ os números em minha vida” Foi um momento muito bacana, pois os alunos puderam opinar  onde, em suas vidas, os números são tão relevantes. Uma delas foi em medidas de peso. E com uma balança os alunos puderam verificar seu peso e registrar os valores e a nomenclatura desta forma de medida. Estes números foram explorados em histórias matemáticas orais e escritas, além do uso para confecção de tabelas, verificando ordens crescente e decrescente; além claro, de termos como antecessor e sucessor, maior e menor , e a escrita por extenso destes numerais. Quando a matemática encontra um sentido e uma lógica para as crianças, se torna muito mais divertido usá-la, ainda mais quando estes mesmos números saíram de suas gordurinhas.
Em Geografia / Historia   retornamos com o EU, agora dando ênfase a termos como perto e longe, distante, pequeno, grande.Usamos o conceito de medidas dos pequenos para que explicassem como marcar a distância de suas casas à escola, além de usarem distâncias dentro da própria escola para criarem um estrutura de referencial em suas cabecinhas. O recurso que ajudou muito foi o uso do Google Earth, um programa que mostra fotos via satélite de nosso planeta. Termos como: planeta, continente, país, estado e cidade; além de quadra, foram abordados no momento em que eles iam vendo, com seus próprios olhos, o quão grande é o nosso planeta e o nosso país. A viagem de nossos mine astronautas foi do espaço até o telhado de nossa escola. Teve um momento muito especial nesta aula quando alguns pequenos mostraram, na foto de satélite, as suas casinhas. Depois, em conversa informal, refletimos, a partir das localizações das casas, os conceitos de perto e longe, além da palavra referência. Ufa !!! Foi um dia muito bacana para eles.
Ciências não ficou de fora nesta semana .Voltamos a falar de animais vertebrados e invertebrados fazendo uma bela fixação no livro de ciências .(pág 67 a 69) .
Para finalizar esta semana exploramos o significado do Carnaval destacando as coisas boas e ruins que acontecem. Depois de conhecer um pouquinho desta festa tão bacana, e que não se limita unicamente no que vemos na TV, eles puderam confeccionar suas máscaras para participarem do bailinho de Carnaval ao som de antigas, belas e divertidas marchinhas.
 Dentro do Dia Internacional da Mulher nada como trabalhar uma palavra tão bonita e colocada em tantas situações este ano: Respeito. Vimos a história deste dia e sua importância para o mundo. E para fechar com chave de ouro, nada como confeccionar uma bela lembrança a esta criatura tão especial e importante em nossas vidas:A mulher. E como único homem no grupo do terceiro ano presto aqui uma homenagem a todas estas guerreiras que fazem nossas vidas serem tão magníficas. À mulher, o meu mais sincero voto de carinho e afeição.
A seguir vejam um pouquinho do que foi feito:





Nenhum comentário:

Postar um comentário