domingo, 27 de março de 2011

22 a 28 de março


Mais uma semana cheia de novidades. Esta em especial continuando o trabalho iniciado na semana passada. Afinal, tanta coisa especial não deve ser vista rapidamente. Tem que ser aproveitada ao máximo. Para começar tivemos a visita ilustre de dona Helena, uma senhora de oitenta anos, cheia de vida e vigor, que nos deu o prazer de ajudar os pequenos a fazer uma viagem no tempo. Antes foi feito, junto com as professoras e os alunos, um questionário com curiosidades dos pequenos. Vale lembrar que este trabalho é fruto da atividade de História iniciada na semana anterior e agora fixada com essa visita, que recebeu o nome de chá de história. Sim... Chá, pois a entrevista culminou com chá e biscoitinhos deliciosos.
Entender o passado é fundamental para a compreensão de nosso presente e a construção de um futuro mais sólido. Além disso, abrir mão de nossas origens é jogar fora pontos fundamentais de referência aos valores e princípios construídos em família.
Este trabalho além de ser fundamental, pois resgata a cultura de ouvir os mais velhos e respeitar e comparar pontos de vistas, serviu também para contextualizarmos conteúdos trabalhados em Geografia, Matemática e  Português, como por exemplo: localização (Aonde Dona Helena nasceu e cresceu, como eram as casas, etc.), subtração ( Se Dona Helena nasceu em 1931, quantos anos ela tem agora? Com quantos anos ela foi pra escola? Quantos irmãos e irmãs ela teve? Juntando todos, quantos irmãos ela tinha? Etc.) e adjetivos, frases interrogativas e afirmativas.
Falar de adjetivos é falar evidentemente em substantivos. Para trabalharmos essa associação achamos interessante o uso de histórias em quadrinhos. O trabalho foi feito apresentando as ferramentas de comunicação de quadrinhos –tipos de balões, estrutura das falas, referências e comparações de falas em balões  com as escritas com o travessão (quadrinhos/ texto narrativo), criação de personagens , enredo ... ufa  é muita coisa.
Para somar tudo isso nada como pegar um boa tesoura e revistas velhas e deixar a imaginação reinar. De inicio formar quadrinhos livres onde a criança vai explorar o que aprendeu dos estilos de balões. Ela recorta uma determinada gravura e brinca com o que esta imagem diz ou pensa. Muito divertido, pois além da criatividade a criança usou de um recurso visual que serviu de significado para seu significante. Este momento pode ser usado também na transmutação de discursos – direto/indireto.
Em outro momento ( próxima semana ) iremos mais além com esta ferramenta.
Este trabalho abriu asas para o conceito de Diário, uma ferramenta de  função sem tamanho para o desenvolvimento da escrita e criatividade das crianças, já que outro objetivo visto em História seria a construção da reta do tempo dos pequenos. Além, claro, do início do nosso Diário de bordo. Um caderno que a cada dia é levado por uma criança da sala onde esta relatará o que aconteceu durante a aula.
O que poderia somar então? Os livros lidos e objetivos desenvolvidos com suas devidas interpretações + entender o passado e o conceito de respeito + criação de um diário + ferramentas de uma história em quadrinhos + adjetivos.
Pareceu complicado, mas a resposta veio rapidamente. O Diário de um Banana- O filme. Foi um sucesso, pois quando você trabalha todo um contexto crítico com os pequenos e depois fermenta isso outras informações e cultura, o resultado só pode ser um audiência silenciosa e atenciosa. (em anexo a dica deste coordenador para se trabalhar este filme tão divertido).
Aproveitar os termos trabalhados (ontem, hoje, agora, antes, depois, há muito tempo, há pouco tempo, antigamente) e em Matemática exploramos antecessor e sucessor, impar e par, Medidas de comprimento. Organizar tabelas com os valores obtidos a partir da medição das crianças. Isto tudo para prepará-los para o Sistema Monetário, já que agora eles se apropriaram de valores registrados com vírgula (23,5kg e 1,30m).  Iniciaremos o trabalho com Sistema Monetário com mais firmeza na próxima semana (mas já coloco aqui notas que serão utilizadas para este trabalho).
A seguir temos fotos e atividades das atividades mencionadas:















Visita de Dona Helena 












































Nenhum comentário:

Postar um comentário