domingo, 20 de março de 2011

15 a 21 de março

Mas uma semana que passou e que traz novidades para vocês que acompanham com carinho nosso blog .
A semana iniciou com a apresentação do livro Ninguém é igual a ninguém , foi feita uma leitura interpretativa com os alunos trazendo à tona as ideias trabalhadas nos dois livros anteriores,  já conhecidos pelos pequenos . Neste livro, diferente dos outros dois, onde se viam  personagens de fábulas, os pequenos tiveram  agora, a oportunidade de ver crianças reais como personagens que vivem o dilema do preconceito, discriminação e falta de auto estima. O papo foi muito bacana e também lucrativo, pois foi identificado por alguns professores que crianças, na própria sala, sofrem com a coisa do apelido discriminativo. Proporcionar a possibilidade de compreenderem , assim como a personagem principal, que devemos nos amar e nos aceitar como somos sem levar em conta o que os outros falam,   foi um bom resultado trazido por esse livro  aos pequenos .
A palavra da semana foi Inclusão. Foi bacana estar realmente entendendo seu significado e principalmente a disseminação desta ideia.
É claro que além da leitura , interpretação e reconto não faltou a oportunidade de resgate com a semana anterior , pois em vários momentos do livro podemos absorver conceitos matemáticos como medidas e cálculos, além disso introduzimos a palavra adjetivo, através de um ditado de quinze palavras retiradas do livro, para serem utilizadas em criativas e belas frases  feitas pelos pequenos .
Ainda trabalhando o conceito de adjetivo utilizamos uma historia em quadrinhos de um dos mais belos personagens da Turma da Monica ,Humberto. Pudemos trabalhar mais um pouco as questões da inclusão além de conversão de discurso direto para indireto.
Em matemática retornamos a sequencia numérica enfatizando os números pares e impares utilizando valores retirados dos gráficos e tabelas construídos com as medidas de peso e altura dos pequenos .
Em geografia / historia voltamos um pouco ao conceito de espaço e tempo.  Voltamos no tempo a partir da comparação do hoje e do ontem com uma bela foto de 1900. Falamos sobre estas diferenças  e também sobre como entender e respeitar o passado e aqueles que lá , ajudaram a fazer o hoje e que principalmente estão agora nos ensinando a fazer o amanhã.. Quanto a espaço trabalhamos o termo planta baixa, fazendo  desenho em escala de nossas salas. Com isso retornamos ao uso de conceitos aprendidos com a aula tão diferente feita com o programa Google Earth  e com filmes relacionados .
Foi uma semana mágica e trabalhosa com momentos de parada para refletir sobre respeito, ordens, compartilhar, entender e lutar por aquilo que acreditamos ser o correto não só para nós, mas para o grande todo .
Fecho explicando a falta de imagens dos alunos. O motivo você, pai e responsável, entenderão a partir do bilhete que chegou a suas mãos pedindo a permissão da utilização da imagem de nossos pequenos trabalhando e desenvolvendo junto a estas, dedicadas professoras, em nosso blog, que mais uma vez venho a dizer é uma forma viva de você estar acompanhando o que seu filho ou filha veem semanalmente em nossa escola.
Termino lembrando que nestas semanas vimos tanta destruição, dor e desespero em lugares distantes de nosso país. Algumas tragédias feitas pela natureza, como é o caso do Japão, outras pelas mentes despreparadas, como é o caso da Líbia.
Ver estas cenas só faz com que nossos esforços devam ser reforçados para com nossos pequenos, pois eles são o futuro... E acredito neles.
Até semana que vem... Com belas fotos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário